quinta-feira, abril 4

Os meus cuidados durante a gravidez

Uma das muitas dúvidas que nos surgem quando engravidamos é saber se depois conseguiremos recuperar o peso que tinhamos antes ou se o nosso corpo algum dia voltará ao que era. Acho que a resposta por aqui tem muito a ver com a genética, ao que designamos por factor sorte, mas acima de tudo devemos ser muito disciplinadas!

Caminhadas - sou fã! A menos que o tempo não seja generoso (que não tem sido!) mas ainda assim insisto em andar em shoppings, comprar as coisinhas do baby G., arrumar tudo em casa, organizar as coisas, mudar móveis...

Água - Não era nada adepta, mas desde que fiquei grávida e que a minha obstetra quase me obrigou a beber 5L por dia, acabei por me habituar e agora ingiro mais água do que a que ingeri em toda a minha vida.

Alimentação -  Tento fazer uma alimentação variada no dia-a-dia, não sou doida por doces, o que me tem facilitado a vida. E não me mentalizei de que uma grávida deve comer por dois. Levei com um suplemento porque a minha obstetra acha que eu engordei pouco. Em contra partida o baby G. está acima da média do percentil. Procurei aumentar a minha ingestão de vitaminas e nutrientes, aumentei bastante a dose de frutas e verduras à hora das refeições, e como sou imune à toxoplasmose poso usar e abusar.

Hidratação - As estrias, esse drama das mulheres. Besunto-me de creme todos os dias com massagem a acompanhar. estabilizei-me logo nos gordo: Vasenol e Barral. São ótimos e com um preço que nos permite abusar na quantidade. O Barral uso sempre à noite, o Vasenol uso quando saio para não estragar a roupa.
Os pés também merecem uma atenção especial, faço uma pequena massagem de drenagem para não ficar com edemas (Scholl) e uso um anti-transpirante para não sofrer do mesmo mal (Botica natural).

E, como sou 100% a favor da amamentação, já me ando a preparar. O segredo é estimular os mamilos todos os dias (faço sempre depois do banho), com o creme Medela. Ele é tão bom que, quando o bebé nascer posso continuar a fazer que não há problema nenhum que ele mame com o creme por cima.



Sem comentários: