segunda-feira, março 25

Sabia que...

A gravidez é um processo que corresponde a um período entre a concepção e o parto. Na grande maioria dos casos, tem a duração de cerca de 9 meses, 40 semanas, 280 dias.
Sabemos que as mulheres, durante este processo sofrem algumas alterações, nomeadamente do foro físico, emocional e degustativo. 

A resistência do sistema vascular diminui, porque o aumento do volume do útero empurra o coração para cima e para o lado esquerdo, podendo originar o inchaço das pernas, bem como uma sensação de maior cansaço, varizes, formigueiro, descida de tensão arterial e desmaios. 

Conselhos para a grávida:
 - Usar meias elásticas para activar a circulação de retorno;
- Repousar deitada ou sentada, colocando uma almofada sobre as pernas ou pés, para que estes fiquem elevados;
- Evitar estar muito tempo de pé.

Principalmente nos primeiros meses, o sistema gastrointestinal é afectado pelas hormonas de gravidez, provocando enjoos e vómitos, sobretudo no início do dia, ao levantar.

 Conselhos para a grávida:
- Ao acordar, sentar-se primeiro na cama e levantar-se devagar;
- Comer várias vezes ao dia e em pequenas quantidades;
- Comer alimentos ricos em fibra;
- Evitar consumo de sal e doces;
- Diminuir a ingestão do café;
- Não consumir alcool ou bebidas com gás;
- Não fumar.

A maior pressão no útero sob o estômago leva a que o ácido do estômago volte para o esófago, provocando a sensação de queimadura ou ardor, conhecida por azia.

 Conselhos para a grávida:
 - Tomar chá quente;
 - Evitar refeições abundantes, muito condimentadas e com excesso de gordura.

O aumento do útero, sobretudo no final da gravidez, leva à elevação do diafragma e ao alargamento do tórax. A respiração fica mais profunda e o ritmo cardíaco torna-se mais rápido, levando à sensação de falta de ar ou dificuldade em respirar.

A compressão da bexiga pelo aumento do tamanho do útero, leva a que a grávida sinta necessidade (e a sensação) de urinar mais vezes. Mas, o esvaziamento da bexiga pode não ser total e fica sempre urina retida, o que pode originar infecções urinárias.

Conselhos para a grávida:
- Urinar sempre que sentir vontade;
- Aumentar a ingestão de água, chá ou infusões;
- Ingerir líquidos ácidos (limonadas).

Sem comentários: